Empreendedor esclarece que a Estrada Fernando Nobre receberá Centro Logístico e afirma que a obra está totalmente regular

Sobre a matéria “MEIO-AMBIENTE: ONG faz denúncia e empreendimento irregular em Cotia recebe advertência”(LEIA), publicada em 27 de janeiro, a EPC Empreendimentos responsável pelo Centro Logístico Fernando Nobre, esclarece que a obra denunciada pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto de Sustentabilidade Urbana – ISU,  está com toda a documentação aprovada, junto aos órgãos competentes.  Segundo a empresa, o projeto atende todas as normas e regulamentações exigidas e foi desenvolvido dentro dos rigorosos padrões de qualidade de todos seus projetos.

O diretor da empresa Confúcio Cavalcante (foto ao lado) comenta as informações e denúncias publicadas na matéria, mas fez questão de dizer que é favorável às manifestações e questionamentos. “A participação dos moradores do entorno é muito importante, pois nos ajuda a melhorar ainda mais o projeto”, afirma o empresário.

Cavalcante afirma que a documentação está disponível para consulta da ONG e demais interessados. E que embora seja uma área de pequeno porte – 80 mil m2, parte significativa  será destinada para área comercial e espaço de lazer. E que respeita o limite de no mínimo 30 metros do rio.

Os documentos também foram encaminhados ao Ministério Público de São Paulo, por meio da Prefeitura do Município de Cotia, que foi notificada pelo órgão a prestar esclarecimentos.

Já com relação a Área de Preservação Permanente (APP), a EPC Empreendimentos afirma que o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TRA), número 22250/2016, já está sendo executado. “Nossa equipe iniciou o plantio de quatro mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Este trabalho é controlado com relatórios trimestrais, emitidos pela empresa Floresta Ativa, que segue o cronograma previamente aprovado pela Cetesb”, afirma o empresário.

Quanto a denúncia de contaminação do subsolo por metano, Cavalcante ressalta que foram os estudos feitos pela EPC Empreendimentos e encaminhados para Cetesb, que mostraram o real estado do solo. Isto possibilitou o desenvolvimento e aprovação de projeto para o Departamento de Áreas Contaminadas da Cetesb. “Isto permitiu a recuperação do solo  para que a obra seja entregue dentro dos padrões de qualidades exigidos por lei”, conclui.

Preocupação com planejamento urbano
A EPC Empreendimentos afirma que na fase de implantação, o projeto nunca foi paralisado pela Cetesb ou qualquer outro órgão. “É fato que o projeto inicial era residencial, o que foi descartado em 2008. Desde então, trabalhamos na aprovação do Centro Logístico, que até o início das obras levou mais de oito anos. E esperamos todo este tempo, pois cumprimos à risca todas as exigências legais, ambientais e sociais.”

O empresário e ex-vereador Sérgio Gianetti (Tarrachinha) acompanha o trabalho da EPC Empreendimentos há mais de 30 anos e destacou a responsabilidade, seriedade e comprometimento da empresa, não só nas causas sociais, como nos empreendimentos que sempre primaram pela qualidade técnica.  Ele entende as manifestações, mas ressalta que próximo do local existem obras de terceiros, que poluem e degradam a região. “E, de longe não tem a mesma preocupação que a EPC tem em seus projetos”. Tarrachinha, que era vereador no início dos anos 2000, lembrou da creche construída pela EPC, como contrapartida voluntária da empresa.  “O local atende hoje 240 crianças com até seis anos de idade e mostra o engajamento da empresa nas questões sociais de Cotia, Vargem Grande Paulista e Embu das Arte. Ajudou o Hospital de Cotia e é responsável pela manutenção de entidades filantrópicas na região”.

Cavalcante lembrou ainda que foi a EPC Empreendimentos que em 2011, em parceria com a Prefeitura, apoiou obra de elevação da Estrada Fernando Nobre, naquele trecho, para acabar com as enchentes que deixavam centenas de pessoas ilhadas. “Isto mostra a nossa preocupação com o entorno, pois não teríamos mais de 20 anos de expertise em planejamento urbano se não pensássemos no todo”. Outro exemplo destacado pelo empresário são os residenciais Vintage, na Estrada do Capuava e o Le Gran Viana, próximo ao Shopping Granja Vianna, projetado por sua empresa, com base no nosso cuidado e comprometimento com o meio ambiente, com a sociedade e com o município.

E conclui: “do ponto de vista social, destaco a geração de empregos que beneficia centenas de trabalhadores, seja durante o tempo de aprovação do projeto ou após sua implantação. A obra movimenta a economia local, traz arrecadação para o município e cria novas oportunidades em consonância com a preservação do meio ambiente.”