Emissão de carteiras de motorista cai 20% em um ano em SP, diz Detran

Em 2014, 826.267 motoristas tiveram licença para dirigir; em 2015, 663.081. Especialistas opinam se dado está relacionado à crise ou à cultura.

O estado de São Paulo registrou queda de 20% na emissão da primeira habilitação em um ano, segundo último balanço do Detran – Departamento Estadual de Trânsito. Em 2014, o Detran concedeu permissão para dirigir a 826.267 motoristas. Em 2015, o número caiu para 663.081. Especialistas creditam redução à crise econômica e à tendência mundial de desinteresse pelo automóvel por parte dos jovens e adultos de meia-idade.

Para o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas, Aldari Onofre Leite, a queda na emissão CNHs se deve principalmente à crise, já que a venda de veículos também caiu, segundo a federação dos concessionários, a Fenabrave.

Na comparação do número de emplacamentos de 2015 no país em relação a 2014, a queda foi de 22% nos veículos, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus. Considerando apenas o segmento de automóveis, a queda foi de 27% nos emplacamentos segundo a Fenabrave.

“Essa retração no mercado reflete diretamente no segmento da habilitação”, afirma Leite. “Em segundo lugar, eu atribuiria o dado à economia compartilhada, comprovada pelo crescimento do Uber, e em terceiro lugar eu colocaria a mudança cultural”, opina.

Para ele, contudo, a mudança no comportamento estaria começando pelas classes A e B. “São elas que têm condições de chamar táxis e querem se comunicar com o mundo. Nas classes mais baixas, a CNH ainda é aspirada porque representa a possibilidade de ir e vir”, afirma.

Na opinião de Paulo Guimarães, diretor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), descobrir se também houve queda no número de infrações cometidas por motoristas sem carteira ajudaria a entender se as pessoas estão dirigindo menos ou se não têm condições financeiras de manter um veículo.

A quantidade de multas expedidas no mesmo período se manteve estável. Em 2014, segundo o Detran, 147.272 pessoas foram multadas por dirigir sem habilitação e em 2015 foram 147.407. A infração, inclusive, é considerada gravíssima de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa no valor de R$ 574,62, inserção de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.

“Hoje, o valor para tirar a habilitação é de R$ 1.500. Em tempos de crise, em que as pessoas cortam gastos, elas podem estar deixando a CNH para um segundo plano. Além disso, os jovens não têm olhado a habilitação com tanta fissura como as gerações passadas. Quando fiz 18 anos fui direto para a autoescola”, conta Guimarães.

Prioridades
O técnico do ONSV acredita ainda que outras formas de transporte têm chamado mais a atenção das novas gerações. “O pessoal tem usado muito a bicicleta e priorizado o transporte público. O comentário geral nos centros de formação de condutores é de que a faixa etária que os procura já subiu de 18 para 20 anos”, explica.

Por Vivian Leite – G1