Embu recolhe mais de 600 toneladas de pneus para reciclagem

O recolhimento de pneus velhos e usados para reciclagem no Ecoponto de Embu das Artes ocorre desde setembro de 2014 e registrou números expressivos até agora: 657 toneladas.

Esse trabalho vem sendo realizado numa parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com as empresas W.M. Reciclagem e a Reciclanip, e segue a Resolução nº 416/2009 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A maior vantagem do serviço é a preservação do meio ambiente, com a redução do lixo, não contaminação do solo, diminuição da retirada de recursos naturais (usados como matéria-prima para fabricação do produto), produção de energia no processo de incineração dos pneus e o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Na saúde pública, com sua retirada das ruas, terrenos, casas e comércios, eliminam-se os focos para proliferação de doenças como dengue, malária e leptospirose.

“Nota-se uma diminuição de pneus espalhados pela cidade, o pessoal está mais consciente e procura levá-los ao Ecoponto, o que também tem contribuído na prevenção da dengue”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Mario Alves.

“A adesão do comércio e das empresas é grande”, revelou Wanda, proprietária da W. M. Reciclagem. “Houve uma evolução gradativa de um ano para cá, mas o recolhimento de pneus no município pode crescer ainda mais”, completou.

A atividade tem sido interessante, a ponto de despertar a atenção do jornalista Goulart de Andrade, que deverá fazer uma reportagem no local para o Programa Vem Comigo, da TV Gazeta.

Onde entregar?

Qualquer um – munícipes, borracharias, centros automotivos e empresas – pode levar os pneus inutilizados no Ecoponto localizado na rua Muni Steimberg, 140, Centro (atrás da loja BBB Outlet), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefones para contato: 4778-1339 ou 4241-9652.

Pessoa jurídica precisa fazer cadastro. Na impossibilidade de transporte, eles poderão ser retirados nas empresas ou estabelecimentos comerciais.

Pra que serve?

Os pneus encaminhados a empresas de reciclagem são moídos e passam por um processo químico até serem transformados em grânulos de borracha.

Esse material tem várias utilidades como composição do asfalto de rodovias e ferrovias; cobertura de áreas de lazer e quadras esportivas; estruturação de campos de futebol e de grama sintética; fabricação de tapetes para automóveis, passadeiras, saltos, solados de sapatos, colas, adesivos, câmaras de ar, rodos domésticos, tiras para indústrias de estofados, buchas para eixos de caminhões e ônibus; constituição de forrações termo acústicas e de pisos antivibratórios.

Enfim, pode ser comercializado para fábricas que precisam da borracha para fazer seus produtos.