Embu promove Mostra de Dança Cigana com participação de grupo de Cotia

Grupos de dança infantis, adultos, da terceira idade e bailarinos, da cidade e de outros Estados, apresentam o estilo cigano, na 6ª Mostra de Dança Cigana, no dia 19 de julho, a partir das 11 horas, com entrada gratuita, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29).

E nesta edição há duas novidades, segundo Valquiria Ganacevich, coordenadora do Grupo Alma Cigana de Embu das Artes, que realiza o evento com apoio da prefeitura.

“A primeira novidade é que terá uma pequena feira voltada para os ensinamentos do povo cigano. Terá roupas e acessórios que fazem parte da vida cigana”, conta Valquíria. Ela pertence ao clã dos kalderash, um dos nove existentes, que “produzem caldeirões, jóias e não são de barracas. Usam dourados, bordados, combinação de muitas cores”, informa a coordenadora.  Lojas especializadas participam. Além dessa parte voltada para os ensinamentos, a mostra, assim como no cotidiano dos ciganos, agrega conhecidos, solidifica amizades, razão do convite feito pelo Alma Cigana a 24 grupos e artistas ciganos de vários clãs e cidades. “O evento será aberto com apresentação sons de tigelas de cristal, sinos, oração, canto xamânico, no estilo cigano com punhal e espada”.

A mostra contará com participação de grupos e artistas, de todas as idades, importantes na dança, assim como de academias, como Leda Zaied, da cidade, com balé; Carla Bittar, com dança do ventre, de Itapecerica da Serra; Espaço Anjo Negro, dança cigana, todos infantis. Há ainda o Grupo Roamny, de dança tribal (mistura de dança do ventre com xamânica); a Cia Andaluz, uma academia de dança para homens, de São Paulo, que mostrará dança masculina pelo dançarino cigano Johann; a Joana Darc, de Cotia, dança de casais apresentadas pelo dançarino cigano Fernando Pereira; Esmeralda Selene, de Santos, que apresenta Flamenco, estilo muito apreciado pelos ciganos.

O Grupo Alma Cigana foi formado em 2001, com o início da Oficina de Dança Cigana do então Departamento de Cultura, hoje Secretaria Municipal de Cultura, criada, em 2009, pelo prefeito Chico Brito. Valquíria, a coordenadora é “cigana de alma”, que optou pelos kaldach, entre tantos outros clãs espalhados pelo País. O evento também conta com apoio do deputado estadual Geraldo Cruz, do Embilharte Bar e Restaurante, entre outros.