Embu: Prefeito Ney Santos pede licença para Câmara Municipal e deixará cargo

A Câmara Municipal de Embu das Artes convocou na manhã desta segunda-feira (5) uma sessão extraordinária para esta terça (6) para votar um pedido de licença do prefeito Ney Santos (PRB).

Ney Santos alega motivos particulares no pedido da licença, que deverá ser concedida pelos vereadores por tempo indeterminado. Segundo apurou O Taboanense, pelo menos nove vereadores devem votar a favor da licença.

O prefeito de Embu das Artes está no cargo por força de uma liminar concedida no ano passado pelo Ministro do STF, Marco Aurélio Cunha. Ney Santos tem um mandado de prisão sob acusação de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação com uma organização criminosa.

O julgamento da liminar que mantém Ney Santos no cargo acontece nesta terça-feira, dia 6. Seus advogados tentaram adiantar o pedido de um habeas corpus pelo STF, mas o pedido foi negado. Caso a liminar seja cassada, Ney Santos pode ser preso.

Em janeiro do ano passado, Ney Santos não assumiu o cargo de prefeito no dia 1º, pois estava foragido. Ele só assumiu o cargo em fevereiro, após a liminar concedida pelo STF.

Quem assumirá a prefeitura no período de licença é o vice-prefeito, Dr. Peter Calderoni.

Em nota, a prefeitura informou que “o prefeito Ney Santos pediu afastamento na data de hoje (5/3/2018) para tratar de assuntos pessoais”.

“Para não prejudicar o bom andamento da cidade e para que a disputa judicial não atrapalhe os projetos que estão sendo desenvolvidos em prol de nosso povo, peço afastamento do cargo para cuidar de perto do processo”, declarou o prefeito Ney Santos.

Ainda de acordo com a nota “Após a sessão extraordinária da Câmara Municipal, dia 6/3/2018, onde acontecerá a votação para conceder a licença ao atual prefeito, o vice-prefeito Peter Calderoni assume interinamente a cadeira de prefeito de Embu das Artes”.

Por Rose Santana – Portal O Taboanense