Em um único dia, Cotia vacinou 10 mil pessoas contra gripe

Quase 10 mil pessoas de Cotia foram vacinadas contra o vírus Influenza H1N1 somente na terça-feira (12).

Este ano, a procura tem sido fora do habitual. Prova disso é o volume de pessoas (9.015) que procurou as 25 UBS da cidade para tomar a vacina no início desta semana. O município recebeu 13 mil doses no dia 1º de abril e retirou mais 15 mil na manhã de terça-feira (12), totalizando, até o momento, 28.000 doses.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Canassa, informa que a distribuição da vacina contra a Influenza H1N1 é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde com base nas doses aplicadas no ano anterior. “A estimativa das doses enviadas são baseadas nas prévias apontadas na cobertura vacinal do ano anterior. No entanto, este ano, a procura tem sido intensa e fora do habitual”, afirma Canassa.

Para a primeira etapa da campanha, a previsão de cobertura vacinal do município de Cotia indica que devem ser atendidos cerca de 81.162 pessoas, sendo 31.084 crianças, 8.836 trabalhadores de saúde, 6.388 gestantes, 1.050 puérperas e 33.804 idosos.

Diante da ampla divulgação promovida pela mídia nacional, as cidades que anteciparam a cobertura vacinal estão enfrentando filas e a necessidade de reabastecimento do estoque em menor tempo do que o habitual.

Algumas unidades receberam em único dia o número de pacientes que costuma atender em um mês de atendimento de cobertura vacinal. Vale ainda destacar que das cidades do entorno, apenas Cotia e Vargem Grande Paulista anteciparam a campanha de vacinação.

Quem não conseguir tomar a vacina no período de cobertura vacinal antecipada, deve procurar uma das unidades básicas de saúde no dia “D” de mobilização, no dia 30 de abril. Nesta data, a Secretaria Estadual encaminha uma quantidade superior de vacinas com vistas a atender toda a estimativa da cobertura vacinal. A campanha nacional começa em 30 de abril e segue até o dia 20 de maio.

Entenda como funciona a distribuição das vacinas

Após a entrega realizada pelo estado, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde faz a conferência do lote de vacinas e disponibiliza para as 25 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

As vacinas são encaminhadas às unidades básicas de saúde de acordo com a capacidade de armazenamento e manutenção da temperatura adequada, com a finalidade de preservar a garantia e a eficácia.  O reabastecimento é feito conforme a solicitação da unidade e da liberação de novas doses por meio da Secretaria Estadual da Saúde.