Em três meses, nove carros colidiram em postes em Cotia, ocasionando falta de energia

A Enel, concessionária de energia elétrica fez um levantamento que aponta que foram registradas 134 colisões contra postes da rede elétrica entre os meses de janeiro a março deste ano em toda a sua área de concessão, que impactaram diretamente o fornecimento de energia.

A capital paulista lidera o ranking com 82 casos, seguida de Cotia, com 9 ocorrências; Barueri (6); Osasco (5) e Santo André e São Bernardo do Campo, com 4 casos cada.

No ano passado, foram registradas 520 colisões contra postes da rede elétrica em toda a sua área de concessão. Esse número representa uma média de 1,4 batida em postes por dia e um aumento de 10% em relação a 2020, quando foram registrados 474 abalroamentos. A volta gradual do número de carros em circulação contribuiu para esse crescimento no número de ocorrências em toda a área de concessão da Enel.

Vale destacar que o tempo de resolução para uma ocorrência relacionada à batida de poste é mais elevado porque, muitas vezes, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada, substituindo os postes e os fios de energia.

“Em alguns casos mais complexos de acidentes graves, trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Muitas vezes, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, afirma o diretor de Operações da Enel, Dárcio Dias. “Logo que tomamos conhecimento sobre as ocorrências, nossas equipes de emergência se deslocam para iniciar os reparos causados na rede elétrica e a troca dos equipamentos, quando necessário”, completa.