Em sete meses Cotia teve apenas 34 casos confirmados de dengue

Prestes a completar dois meses de inverno e nesta época de estiagem chove pouco, o que ajuda a não ter água acumulada em pneus, calhas, etc.
Porém, os últimos dias foram de chuva, o que acarreta muita água parada em recipientes e é preciso redobrar os cuidados para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue e os casos em Cotia estão em pouco número.

No mês de julho tivemos apenas 2 novos casos, sendo autóctones (contraídos dentro da cidade) e em 2020 já chegamos a 125 notificações e 34 casos confirmados. São 31 autóctones e 3 importados. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (18) pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

O número é igual a junho, quando houve o registro de dois novos casos. Em 2020 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências.