Em sessão tensa, vereadores de Cotia reprovam contas de Carlão Camargo

Por Sam Ávila e Beto Kodiak

Em uma sessão histórica que durou mais de três horas, os vereadores de Cotia reprovaram as contas do ex prefeito Carlão Camargo, referentes ao ano de 2013.

Foram 12 votos a favor da reprovação e apenas Ângela Maluf se absteve. Os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que apontou diversas irregularidades nas contas do ex prefeito.

Em março a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara já havia dado parecer favorável à rejeição das contas de Carlão.

Na sessão desta terça-feira (23), com a Câmara lotada de funcionários públicos e munícipes, a votação contra Carlão foi unânime.

Com a decisão, Carlão pode perder os direitos políticos por oito anos e estaria fora da disputa das Eleições 2018, quando pretendia se candidatar a deputado federal.

Defesa contesta votação

O Jornal Cotia Agora fez contato com a assessoria de Carlão Camargo. O advogado Francisco Festa, ainda na noite de terça-feira, comentou a decisão: “Este processo não foi intimado regularmente para ser votado nesta noite, me causou até surpresa, achei que seria retirado de pauta, nós tínhamos requerimento da defesa, e que foram ignorados, me causa profunda estranheza, perplexidade até, me parece que há defesa, vamos examinar, vamos levar ao judiciário para verificação, as vias regulares de intimação não foram cumpridas, nosso pedido de intimação de testemunha não foi cumprido, me parece que alguma coisa aconteceu, enfim, me causa surpresa essa votação acelerada, apesar de deixar aqui meu respeito pela Câmara, mas parece que violaram as garantias constitucionais que cercam o direito de qualquer acusado“, disse o advogado.

Entramos em contato por telefone com o presidente da Câmara, Paulinho Lenha, mas até o momento não obtivemos resposta.

Resposta às redes sociais

Alguns vereadores que se pronunciaram no plenário fizeram questão de responder às acusações que circularam nas redes sociais na semana passada. Uma foto que continha o ex prefeito e todos os vereadores desta legislatura circulou em Cotia via Facebook, Whatsapp e Instagram, dizendo que um acerto financeiro para que os vereadores aprovassem as contas havia sido feito. Segundo eles, a prova de que não houve nenhum acordo entre as partes foi a votação unânime.

Entenda como funciona a votação 

O STF – Supremo Tribunal Federal decidiu em 2016 que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores.

Fotos: Cloves Ferreira

sessao3