Em 15 dias nível da represa de Cotia cai mais de 4% e Sabesp liga sinal de alerta

Por Bruna Santana – Repórter

Vivemos uma época de estiagem e crise hídrica no país e a maioria dos reservatórios de água está em baixa, alguns em estado crítico, o que pode acarretar interrupção ou rodízio no fornecimento por conta das companhias, como a Sabesp, em São Paulo.

Na Grande SP já se fala em racionamento em algumas cidades, já que a previsão de chuvas é somente para outubro. Mas, e como fica Cotia nesta situação? A cidade é abastecida pelo Sistema Alto Cotia, da Represa Pedro Beicht, no Morro Grande e há muito tempo que ela não fica com 100% de sua capacidade, mas vinha mantendo uma média em torno de 78 a 80 % até maio deste ano.

Uma situação que se complica ainda mais, já que em julho o Jornal Cotia Agora alertou que o nível caiu 10% em dois meses. No momento, a represa teve queda de 4,3% em apenas 15 dias, segundo a medição desta quarta-feira. No dia 31 de agosto o nível era de 58,5% e ontem de 54,2%.

Comparando com 2020 é visível a situação crítica. No ano passado nas mesmas datas o nível era de 75,1% (31/08) e 69,5% (15/09).

O nível vem diminuindo toda semana e os moradores de Cotia e cidades abastecidas pelo sistema precisam ter prudência e uso racional da água. Algumas dicas:

–tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
–feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
–deixe para lavar o carro, quintal e calçada em outro dia;
–se possível, lave a roupa e a louça em outro dia; retire o excesso de comida com a esponja antes de abrir a torneira.