Eletropaulo mostra ao consumidor como calcular conta de energia

Devido às mudanças na tarifa de energia elétrica, determinadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a AES Eletropaulo atualizou o simulador online.

No link http://consumomaisinteligente.com.br/simulador , os usuários do site podem consultar os valores aproximados da sua conta de energia.

A ferramenta reproduz o ambiente doméstico e calcula quanto os clientes residenciais estão consumindo mensalmente. As famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, que têm tarifas diferenciadas, também podem realizar simulações. Com isso, é possível identificar quais equipamentos consomem mais energia, ajudando a evitar desperdício de energia.

Para utilizar o simulador, basta acessar cada cômodo da casa virtual e selecionar os aparelhos que ficam ligados na tomada, por quanto tempo e com que frequência são utilizados.

Além disso, na hora da consulta, é importante ter em mãos a potência de cada equipamento. Também é possível verificar o consumo dos aparelhos que ficam na área externa da casa, como freezer, churrasqueira e itens da lavanderia.  A partir das informações enviadas, o sistema calcula, automaticamente, o valor aproximado da conta de energia e o KW/h consumido.

O simulador não contempla informações do sistema de bandeiras tarifárias, também definido pela Aneel. Com esse sistema, há uma variação no valor da conta de energia, levando em consideração o nível dos reservatórios. Saiba mais em:  https://www.aeseletropaulo.com.br/educacao-legislacao-seguranca/informacoes/conteudo/bandeiras-tarifarias