Eletropaulo “F….” com a vida do povo cotiano mais uma vez

Por Beto Kodiak

Desculpem o desabafo no título da matéria. Mas, é assim que eu e milhares de cotianos nos sentimos. Não dá mais para aturar o péssimo trabalho prestado pela AES Eletropaulo.

Todo dia acaba a luz em Cotia e nos últimos a coisa ficou pior. Na última sexta-feira aqui na redação do Cotia Agora, no centro da cidade, a energia “piscou” sete vezes e em uma delas ficamos algumas horas no escuro.

Ontem piscou durante o dia e por volta das 18 horas, a região central e bairros distantes ficaram sem luz até às 21h05. Voltou por cinco minutos, tempo que aproveitei para tomar um rápido banho e corri para o computador para publicar novas matérias no Cotia Agora. Não consegui. A energia foi embora e só voltou após as 22 horas. Desisti. Fui dormir.

Hoje de manhã acordei por volta das seis da manhã preocupado em atualizar o jornal com novas notícias e às 7h15 a energia foi embora, só voltando às 11h45.

Neste festival de pisca-pisca, prejuízo para o jornal, já que o modem e um de nossos computadores foram pro “espaço”. Por sorte tinha um modem reserva e um computador.

Escrevendo este desabafo, a energia acabou novamente (12h59). O que a Eletropaulo faz com o cotiano é um crime contra o consumidor. A tarifa de energia subiu duas vezes nos últimos meses e o serviço fica cada dia pior. Quando se contrata um serviço, o mínimo que o consumidor tem de direito é um atendimento de boa qualidade. Com a Eletropaulo é bem diferente.

Os culpados pela atual situação em relação à energia no País são os governantes, e isso é redundância falar. Mas o que mais deixa o cidadão indignado é que nenhuma solução é dada pela concessionária. A desculpa pela queda de energia sempre são os galhos e árvores, mas a empresa manda release à imprensa constantemente dizendo que tem feito poda e corte dos “vilões” pela falta de luz em Cotia.

Para piorar, quando acaba a energia em Cotia, muita gente fica sem telefone, já que os sinais das torres de todas as operadoras de celulares também são afetados.

Ontem e hoje nossa redação ficou sem energia, sem telefone (Já que a NET é em cabo elétrico) e sem celular. Não conseguimos falar com a assessoria de imprensa da Eletropaulo para saber qual seria a desculpa desta vez. Sinceramente, fiz um péssimo jornalismo, ou seja, nem perdi meu tempo de ver a posição da empresa depois que a luz voltou.

Os empresários de pequenas, médias e grandes empresas amargam prejuízos. Em uma época que a crise financeira no País toma um rumo preocupante, ter prejuízo por causa da falta de energia só afunda mais as empresas no poço.

Comerciantes de Cotia reclamam para nós o tanto que eles sofrem com a falta de luz. Desde a padaria, em que praticamente tudo é elétrico, inclusive o forno de assar pães até a escola de informática que tem que dispensar seus alunos.

Não dá mais. Algo tem que ser feito e sabemos que não será pelos políticos. A população tem que se mobilizar. Tá na hora do povo ir às ruas e exigir que investimentos sejam feitos na área de energia.

Mais uma vez, desculpem o título ofensivo e chulo, por mais que eu tenha abreviado a palavra.