Eletropaulo dá “chapéu” na população de Cotia e falta em audiência pública

O que era para ser uma oportunidade da população cotiana cobrar explicações da Eletropaulo sobre a constante falta de energia na cidade, acabou virando apenas um palanque de reclamações de munícipes.

??????????A Eletropaulo faltou à Audiência Pública marcada para a manhã desta terça-feira na Câmara de Cotia e mandou justificativa de que foi convidada “em cima da hora”, apesar de ter recebido o ofício no dia 2 de outubro.

O descaso com a população por parte da Eletropaulo não foi somente o “chapéu” que ela deu nos presentes, mas a constante falta de energia na cidade, bem lembrada pelos poucos moradores que foram à Câmara e também dos quatro vereadores que estiveram presentes.

Como a Eletropaulo não compareceu, foi dada voz à população que ali estava representada por pouco mais de 20 pessoas.

Welington Formiga abriu a série de reclamações e pediu providências para que a Prefeitura de Cotia cobre melhorias da Eletropaulo, além de defender a instalação de uma base operacional da empresa na cidade.

O advogado Pedro Almeida pediu uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, já que, segundo ele, o que a Eletropaulo faz com a população de Cotia é um crime e lembrou de uma ação que a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, moveu contra a empresa.

O jornalista Fábio Sanchez, que faz parte de um movimento que monitora e cobra melhorias na região da Granja Viana, mostrou aos presentes um relatório que aponta as horas sem energia na região e os prejuízos causados não só às residências, mas também para as empresas e os home-offices, que tem aumentado muito na cidade.

Três moradores de regiões distintas, como Caucaia do Alto, Jardim Leonor e Jardim Sandra também contaram os problemas que enfrentam com os apagões, como a perda de alimentos refrigerados, aparelhos domésticos e o abusivo aumento na conta de energia. Eles também cobraram dos vereadores que tenham mais pulso e cobrem mais da Eletropaulo.

Os vereadores também opinaram e, segundo Luís Gustavo Napolitano, uma comissão deve ir até Brasília e cobrar da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) providências contra a Eletropaulo por causa do descaso que a empresa tem contra Cotia. Já Rogério Franco pediu para que na próxima sessão da Câmara seja feito um requerimento de convocação para a Eletropaulo prestar esclarecimentos sobre essas ocorrências.

Segundo o vereador Beto Rodovalho, presidente da Frente Parlamentar do Apagão, novas audiências serão convocadas para que a Eletropaulo ouça a população e a próxima será no dia 15.

Welington Formiga
Welington Formiga
Pedro Almeida, advogado
Pedro Almeida, advogado
Fabio Sanchez, jornalista
Fabio Sanchez, jornalista
Moradora Francisca (Jardim Sandra)
Moradora Francisca (Jardim Sandra)

audi8audi2audi5audi6