Eleições: Saiba quem são os candidatos a prefeito e vereador em Cotia

Por Sam Ávila – Jornal Cotia Agora

A campanha eleitoral começou na terça-feira (16) e os candidatos já estão nas ruas com seus carros de som, bandeiras, adesivos e placas.

Serão pouco mais de 40 dias de campanha e muito barulho pela cidade. São sete candidatos a prefeito e 303 a vereador. Muita coisa mudou nas regras para a campanha neste ano e o cidadão pode e deve fiscalizar e denunciar os abusos cometidos pelos candidatos.

O TSE desenvolveu diversos aplicativos para que os cidadãos possam acompanhar as eleições municipais de 2016 pelo celular. Ao todo, 11 ferramentas vão estar disponíveis durante a campanha para que eleitores se informem sobre o pleito e, até mesmo, fiscalizem os candidatos.

Nesta quinta-feira (18) houve o lançamento de um deles que tem como objetivo permitir ao cidadão denunciar irregularidades durante a campanha. Batizado de “Pardal”, o aplicativo possibilita informar, em tempo real, a existência de um problema eleitoral. Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral do Estado ou do município, que ficará encarregada de analisar a denúncia.

Entre as situações que podem ser denunciadas estão o registro de uma propaganda irregular, como a existência de um outdoor de candidato, o que é proibido pela legislação, ou a participação de algum funcionário público em um ato de campanha durante o horário de expediente.

Apesar de ainda não estar disponível no site do TSE, o portal Eleições 2016, que não tem nenhum vínculo com órgãos governamentais, publicou nesta quinta-feira a relação de candidatos de Cotia, com uma pequena ficha de cada um e informações básicas.

Clique aqui e veja os candidatos a prefeito 

Clique aqui e veja os candidatos a vereador