Educação disponibiliza site para consulta de troca de escolas

Para acessar o sistema é preciso indicar o número do Registro do Aluno. Pais devem consultar dados até uma semana da volta às aulas.

A Secretaria de Educação de São Paulo divulgou na sexta-feira (13) um endereço eletrônico para que pais possam verificar a escola onde os filhos irão estudar em 2016 após a implantação da reorganização escolar anunciada pelo governo do estado. Segundo a pasta, o período de transferência será entre 18 e 25 de novembro.

Para acessar os dados do sistema é preciso indicar o número do Registro do Aluno. A ferramenta não vai mostrar de imediato os estudantes que não serão transferidos de escola, apenas quando as matrículas forem realizadas. A secretaria recomenda que o sistema seja consultado pelos pais e alunos até uma semana do início das aulas.

Os alunos que serão transferidos durante a reorganização escolar e não estiverem de acordo com a nova escola, a orientação da pasta é fazer o pedido na unidade de interesse.

Mudanças
As unidades poderão ser passadas aos municípios para se tornarem creches ou ainda serem aproveitadas como Fatecs e Etecs. Dessas, 25 escolas estaduais ficam na Capital, das quais 16 serão entregues para o Centro Paula Souza ou Prefeitura.

Além das 94 escolas citadas, outras 1.464 unidades estarão envolvidas na reconfiguração, mudando o número de ciclos de ensino que serão oferecidos.

Segundo a secretaria, 311 mil alunos terão de mudar de escola do total de 3,8 milhões de matriculados. A mudança atinge ainda 74 mil professores.

Em Cotia, a Escola do Cotolengo é a única da lista e o prédio, que é alugado, será devolvido ao proprietário. No local será construído um condomínio.