Dermatologista Dra. Lívia Pino: Especial Casamento – parte 1

Relações de muito ou pouco tempo, não importa. Se a decisão é por uma festa ou cerimônia de casamento, a expectativa é que saia tudo conforme o planejado. Sem falar que noivos e noivas – tímidos ou desinibidos – viram o foco de todas as atenções e, por isso, estar com a pele perfeita no grande dia requer planejamento de longo prazo, assim como a contratação de buffet, DJ, flores, etc. Pensando nisso, preparei uma série de dicas para que aqueles que pretendem subir ao altar possam se programar ao longo de um ano e, assim, ter uma aparência saudável na hora da celebração.

Para uma cútis perfeita, não há milagre. O melhor profissional a procurar é o médico dermatologista. Não existe uma regra de bolo, cada pessoa tem uma pele diferente que requer cuidados específicos e individualizados, preparados especialmente para atender as necessidades de cada um.

Na coluna de hoje, vou falar sobre os cuidados que devem ser tomados de 1 ano a até 8 meses do casamento. Através de um resumo-cronograma, espero poder contribuir para que vocês se preparem bem e tenham os melhores resultados. É um tratamento completo, que envolve uma avaliação inicial feita por um corpo clínico multidisciplinar para diagnosticar as reais necessidades de cada paciente e propor um cronograma de atendimento e acompanhamento adequado.

Assim, cada procedimento é planejado e realizado a seu tempo, sem correrias e nem atropelos, para garantir os melhores resultados e superar expectativas.

1 ano antes

Está na hora de fazer a sua primeira consulta com seu dermatologista. Conversar sobre o que incomoda na pele do rosto, corpo, cabelos e unhas; e o que pretende melhorar. Está na hora também de checar a saúde como um todo. Seu médico irá verificar e solicitar exames necessários.

Consultar um nutricionista caso seja necessário, e se não realiza atividades físicas, está mais do que na hora de colocá-la na sua rotina. E sempre, claro, sob supervisão de um profissional de educação física capacitado.

11-10 meses antes

De posse dos exames solicitados retornar à consulta com seu dermatologista. Nesta fase iremos avaliar a necessidade de repor alguma vitamina, diagnosticar algum problema de saúde que possa por exemplo estar causando a acne ou queda de cabelo. E já nesta consulta programaremos o que faremos de tratamentos, priorizando suas queixas. Lembrando que independentemente dos procedimentos indicados, o tratamento domiciliar (“dever de casa”) é a parte mais importante do tratamento.

E é aí que aqui no consultório sempre surge aquela fala: ” ah, doutora, mas eu  tenho preguiça de lavar o rosto e passar o creme ou filtro…” E meus pacientes sabem que a minha resposta é sempre a mesma: ” Você esquece de escovar os dentes? Não! Porque isto é um hábito na sua vida! Então por que não colocar o tratamento da pele como um hábito? Garanto que não vai custar mais do que 3 minutos. Lembrem que pele bonita e saudável requer disciplina!

8 a 9 meses antes

Nesta etapa podemos começar a fazer alguns tratamentos como:

– Depilação a laser para garantir a pele lisinha e livre daqueles pêlos e foliculites indesejáveis.

– Laser de CO2 ou outro laser fracionado  para tratar cicatrizes de acne, estrias, rugas.

– Luz intensa pulsada para aquelas manchinhas, vasinhos, para dar um up na pele.

– Radiofrequência associada ou não a infra vermelho e/ou endermo para tratar a flacidez, gordurinhas localizadas, celulite.

E ainda associação de tratamentos.

Atualmente dispomos de uma infinidade de aparelhos e tratamentos que podem nos ajudar muito a conseguir a pele de pêssego tao sonhada. Converse com seu dermatologista e descubra qual tratamento é o mais indicado para você.

No mês que vem, a gente continua esse papo.

*Livia Pino é médica dermatologista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, tem pós-graduação em Dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Livia atua ainda como professora da Faculdade de Medicina de Valença e Preceptora do ambulatório de Pós-Graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Contatos e endereços: Avenida Ataulfo de Paiva 341 – sala 408 – Leblon (entre as ruas Carlos Gois e Almirante Guilhem) – Telefone: (21) 2249-2245 ou 9-8732-6132 (whatsapp)