Dois macacos são encontrados mortos em Cotia

No sábado (28) um leitor do Jornal Cotia Agora entrou em contato com nossa redação para contar que havia dois macacos mortos em frente à casa dele, no Jardim Nara Lúcia.

Como em São Paulo já houve casos de macacos mortos pela febre amarela, o morador ficou alerta e nos contactou.

Nos finais de semana o departamento de zoonoses e a Guarda Ambiental não trabalham, então fomos em busca de ajuda e conseguimos localizar dois funcionários da zoonose de Cotia, que prontamente nos atenderam.

A pessoa responsável por recolher animais estava fora da cidade, mas voltou rapidamente e foi em busca dos animais. Chegando ao local, se deparou com os macacos mortos e já em estado de decomposição. Os órgãos de ambos já haviam sido comido por outros animais, o que pode dificultar as análises para ver a causa da morte dos bichos.

Os macacos foram recolhidos e levados para a zoonose. A equipe vai analisar para ver se ainda há condições de fazer exames.

O departamento de zoonoses alerta para que as pessoas não tenham medo dos macacos, já que eles não transmitem a febre amarela. Vale ressaltar que o transmissor é o mosquito. Na Capital foram encontrados macacos contaminados pela febre amarela e muitas pessoas da Zona Norte estão sendo vacinadas.

Em Cotia não foi detectado nenhum caso de febre amarela e nenhum animal contaminado. É importante dizer para que as pessoas não matem ou maltratem os bichos.