Doença popularmente conhecida como lepra é tema de orientação neste mês em Cotia

No primeiro mês do ano acontece o movimento que marca a Luta Mundial contra a Hanseníase ‘Janeiro Roxo’. Conhecida popularmente como lepra, a doença tem cura, mas se não for tratada pode deixar sequelas. Entre os primeiros sinais estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. E, neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, a campanha gira em torno da divulgação de informações sobre a hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia.

Dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia mostram que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos da doença. A Índia encabeça esta lista. A cada ano, são diagnosticadas mais de 30 mil pessoas com hanseníase no Brasil. A doença afeta os nervos e o doente perde a sensibilidade ao calor ou frio, ao toque e à dor. Em Cotia, foram diagnosticadas 12 pessoas com hanseníase entre 2015 e 2020.

A Vigilância Epidemiológica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e reforça que o tratamento é gratuito oferecido pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O diagnóstico pode ser feito em um consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos).

O SAE/CTA fica na Rua Valdionor Belotti, 105, Portão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone de contato é 4616-5921 e o email é ([email protected]).

O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

De onde vem a doença?
A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).