Diferente do ocorrido no ano passado, Cotia não registrou nenhum caso de dengue em janeiro

No mês de janeiro Cotia não registrou nenhum caso confirmado de dengue.

O primeiro balanço de 2021 mostra que a cidade teve apenas 3 notificações, com nenhum caso confirmado, diferente de janeiro de 2020, quando havia 17 notificações e quatro ocorrências.

Os dados foram atualizados na sexta-feira (19) pela Vigilância Epidemiológica do Estado ao Jornal Cotia Agora. Porém, sempre é bom ficar atento ao acumulo de água parada em recipientes e é preciso redobrar os cuidados para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.