Deputados da região querem CPI para investigar fake news na Assembleia

Os deputados estaduais Gilmaci Santos (PRB) e Cezar (PSDB) assinaram requerimento pedindo a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar casos de fake news, também conhecida como notícias falsas, durante as eleições de 2018 no estado de São Paulo.

Segundo eles, já existia uma CPI para investigar esses casos. “A investigação em curso na Comissão Parlamentar de Inquérito foi interrompida pelo término da 18ª Legislatura, o quê, regimentalmente, determinou-lhe a extinção”. Com isso, o processo não foi encerrado, o que deixou dúvidas quanto aos casos daquela CPI.

“Dado o relevo dos indícios existentes, não podem ficar sem esclarecimento”, explicaram.

“Diante de situações que permearam também as campanhas a deputado e governo do estado, é fundamental verificar qualquer informação antes de dividir com alguém, pois se repassarmos toda e qualquer notícia sem constatar a sua veracidade, poderemos induzir as pessoas a trilhar por caminhos errados e prejudiciais a sua saúde, bem como, a propagar informações falsas e difamatórias sobre pessoas idôneas, que por motivos políticos estão sendo acusadas de forma difamatória e perversa, com intuito de prejudicá-las perante a nossa sociedade”, justificaram.

Além dos dois parlamentares da região, outros 32 deputados assinaram o pedido de abertura da comissão. Caso seja instaurada, a CPI será composta por 9 deputados (as) e terá o prazo de 120 dias para trabalhar na investigação.

Por Graciela Zabotto – Webdiario