Deputado vai cobrar Danúbio Azul e empresas de ônibus da região de Cotia sobre rampas para deficientes quebradas

Na tarde desta quarta-feira (24), o deputado Estadual Douglas Garcia (PSL) publicou em suas redes sociais sua indignação após ver reportagem da TV Record (VEJA AQUI) sobre uma cadeirante de Cotia e as dificuldades em usar os ônibus na cidade, já que a maioria tem as rampas de acessibilidade para deficientes, com defeitos ou inoperantes.

Douglas comentou: “Tomei conhecimento hoje, por meio de uma reportagem que me sensibilizou muito, de que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida moradoras de Cotia estão com dificuldades para utilizar os ônibus intermunicipais, devido ao mau funcionamento e ao desgaste das plataformas elevatórias.

A reportagem em questão abordou o caso de uma senhora chamada Solange – que é cadeirante – e mostrou a dificuldade que ela atravessa diariamente para conseguir frequentar as suas consultas de fisioterapia.

Na data da gravação, por exemplo, ela perdeu a sua sessão de fisioterapia, em razão de falha na plataforma que dá acesso aos ônibus para as pessoas com deficiência.

Ainda, a reportagem mostrou que a senhora Solange possui diversos vídeos de diversos veículos, cuja plataforma também apresentou defeitos, o que demonstra que não se trata de um caso isolado, mas sim de uma falha recorrente, que não pode continuar acontecendo.

Por tais motivos, estou enviando ofício à EMTU e requerendo informações da Secretaria de Transportes sobre o funcionamento das rampas de acessibilidade nos veículos de transportes intermunicipais do Estado.

Também estou pedindo a adoção das providências necessárias para que haja plena acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos coletivos”.

Os ônibus intermunicipais que circulam por Cotia são do consórcio Raposo Tavares (Danúbio Azul), Anhanguera, Viação Osasco e Miracatiba.