Deputado quer exame toxicológico em alunos de faculdades públicas

Mais um Projeto de Lei que deve causar polêmica, principalmente se for aprovado por deputados estaduais de São Paulo.

Foi colocado em pauta o PL 720, de autoria do deputado Altair Moraes (Republicanos) quer obrigar alunos da rede pública estadual de ensino superior a fazer exame toxicológico no momento da matrícula ou rematrícula nas instituições. Os alunos das deverão anualmente apresentar o exame toxicológico renovado para continuarem matriculados.

Aquele que completado um ano de sua matrícula não apresentar exame toxicológico renovado terá o prazo de 90 dias para fazê-lo, sob pena de ter seu nome retirado do quadro de alunos da instituição de ensino.

O exame deverá ser custeado pelos que fazem o processo seletivo e pelos estudantes em clínicas cadastradas na Secretaria Estadual da Saúde.

Em sua justificativa, o deputado diz que nos últimos tempos as faculdades espalhadas por todo país têm se tornado grandes centros de consumo e de comércio de drogas e o PL objetiva a prevenção ao consumo de drogas por jovens e incentivar a manutenção de uma postura idônea sob pena de perderem oportunidades para seu futuro profissional, com o impedimento para o ingresso ao ensino superior.