Deputado pede instalação do Programa Vida Longa, que acolhe idosos, em Cotia

O Programa Vida Longa foi criado em 2009 e tem por objetivo implantar moradia assistida e gratuita para atender pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

Várias cidades do estado já tem unidades do Vida Longa e nesta semana o deputado estadual Caio França (PSB) fez a indicação ao governador João Doria, da implantação de uma unidade em Cotia, para atender os idosos da cidade em situações difíceis.

O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade, que entre 2010 e 2016 implantou 18 empreendimentos que somam 356 unidades habitacionais distribuídas em 18 municípios do Estado. O conceito do Programa pretende promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

A indicação do deputado está agora nas mãos do governador e da Secretaria da Habitação para análise.