Deputado pede aparelho de fototerapia para saúde de Cotia

O deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor apresentou na Assembleia Legislativa a Indicação nº 677/2016 através da qual solicitou ao Governador do Estado a liberação de recursos para a aquisição de um aparelho de fototerapia para o serviço público de saúde de Cotia.

A fototerapia é um dos procedimentos indicados para a psoríase, uma doença de pele que não tem cura, mas tem tratamento. O procedimento consiste na emissão artificial e indolor de radiação ultravioleta (UVA e UVB), fornecida através de aparelhos especiais sob a forma de cabine com lâmpadas fluorescentes.

_VLM0948As sessões são semanais e o tempo de tratamento depende do grau de melhora das lesões. A vantagem da fototerapia, em relação ao sol, é não depender de fatores climáticos, como estação do ano, nuvens e horários para melhor continuidade e bom resultado do tratamento, além de maior segurança na dosagem de radiação ultravioleta.

“A falta desse equipamento nos hospitais de Cotia é muito preocupante. Os pacientes que têm a doença são obrigados a se deslocar para a Capital em busca do tratamento, o que gera custos elevados especialmente para as pessoas mais necessitadas e que dependem do serviço público de saúde. Por essa razão, vamos fazer todo o empenho a fim de que o município possa contar com esse importante equipamento” concluiu o deputado.