Defesa Civil de São Roque vistoria casas atingidas por temporal

Famílias ficaram desalojadas após 14 imóveis serem interditados. Moradores perderam móveis e os objetos ficaram amontoados nas ruas.

Equipes de Defesa Civil de São Roque vistoriaram nesta segunda-feira (14) as casas atingidas pelo temporal que causou uma série de estragos na semana passada. A água da chuva entrou nas casas, destruiu o asfalto e arrancou uma ponte. 14 imóveis precisaram ser interditados e famílias ficaram desalojadas.

Por causa da chuva, muitos moradores perderam móveis e os objetos ficaram amontoados na rua. As famílias desabrigadas foram levadas para ginásios esportivos dos bairros São João Novo e Cascata.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, Paulo Ricardo, os 14 imóveis interditados não poderão voltar a ser ocupados. “Eles foram interditadas por risco iminente de queda. A gente não tem como liberar a moradia para que eles voltem a para casa”, diz.

Já os outros imóveis nas áreas atingidas devem passar por uma nova avaliação nos próximos dias. “Assim que houver disponibilidade. Ainda estamos em ocorrências de emergência, então as situações que a gente considera estáveis, estabilizadas, a gente vai atender posteriormente.”

O secretário-executivo também comentou os outros estragos causados pelo temporal na cidade. “Infelizmente foi uma chuva muito violenta, muito forte em um prazo de tempo muito curto vocês podem ver os estragos. Agora o trabalho é de reconstrução. O mais importante é que não houve feridos.”

Excesso de chuvas
Segundo moradores, a água do Rio Aracaí subiu rapidamente e assustou os vizinhos. “Caiu tudo com essa chuva. Até a árvore e as paredes”, diz o aposentado Eugênio Martins.

Por causa do problema, veículos, máquinas e funcionários da prefeitura formaram uma força tarefa com voluntários para atenuar o problema. “Foram 157 mm em apenas 6 horas. Um verdadeiro dilúvio na cidade”, diz o prefeito Daniel de Oliveira.

A assistente comercial Cristiane Amaral não teve a casa invadida e decidiu ajudar os vizinhos dando lanches de graça. “Um lanchinho vai ajudar a dar uma força para ajudar a terminar a limpeza”, diz.

Segundo os bombeiros, a rodovia Engenheiro Renê Benedito, na altura do retorno do acesso ao bairro do Saboó, também registrou pontos de alagamento. De acordo com a Defesa Civil, durante 6 horas, choveu o equivalente aos últimos quatro meses, atingindo a marca de 157 mm. Um casal precisou sair de casa e foi levado para o Centro de Assistência. Demais casos foram encaminhados para casa de parentes e amigos.

Do G1