Decisão favorável ao Cotia FC pode ‘melar’ Paulistão A-3 em 2016

O Cotia Futebol Clube teve um 2015 tenebroso, na disputa do Campeonato Paulista Série A-3.

Foram três W.O. por conta de não ter um estádio dentro das condições exigidas pela Federação Paulista de Futebol. A equipe terminou em 16º lugar, fora da zona de rebaixamento, mas, a FPF rebaixou o time por conta das trapalhadas dela própria e do clube.

Dentro de campo o Cotia teve uma campanha ruim, com 7 vitórias e 12 derrotas, nenhum empate.

O time foi excluído da competição antes da última rodada e rebaixado no “tapetão”. Porém, uma decisão do Tribunal Pleno do TJD – Tribunal de Justiça Desportiva desconsiderou o rebaixamento do clube e manteve a exclusão somente no certame de 2015, garantindo o Cotia na A-3 2016 e jogando o problema para o departamento técnico da FPF.

Na briga, um terceiro interessado, o Rio Preto, que terminou em 17º e rebaixado dentro de campo. Ele pretende brigar por sua vaga na A-3 e pede o rebaixamento do Cotia. Já o time cotiano pretende lutar pelo seu direito de ficar na 3ª divisão paulista.

Sem estádio

O Cotia FC não joga no Estádio Euclides de Almeida desde 2013. A FPF faz uma série de exigências para o clube adaptar sua “casa”. Em 2015 várias vistorias foram feitas pela FPF e problemas apontados. O clube providenciou as mudanças necessárias, porém, a federação sempre vetava as partidas no estádio.

Os dois primeiros W.O. foram dados ao Cotia com a alegação e que a diretoria, sabendo da interdição de seu estádio, não indicou outro campo para a realização de seus jogos contra o Sertãozinho na 1ª rodada e Taubaté na 16ª.

O regulamento para 2016 não permite mais arquibancadas de estrutura metálica. A Prefeitura de Cotia já disse que não tem verba para obras no estádio. Sem campo para mandar seus jogos, a FPF tem uma carta na manga para rebaixar de vez o Cotia para a 4ª divisão paulista.

Vale lembrar que a FPF já prometeu nos últimos dois anos que as arquibancadas tubulares não seriam mais permitidas, mas voltou atrás em sua decisão.

Fica a questão: A FPF ficará quieta e acatará a decisão do TJD, mas, rebaixará o Cotia por conta de seu estádio não ter arquibancadas de concreto em 2016?

Clique aqui e veja a decisão do TJD.