Curiosidades: Você sabia que Cotia tem uma emissora de TV?

Pois é, nossa cidade tem uma emissora de TV UHF com nome e domicílio aqui. A TV Cotia, canal 59 UHF tem endereço e registros na cidade, mas apenas para constar em sua documentação.

Não tem estúdios, já que sua programação é terceirizada, retransmitindo o sinal da TV Século 21, emissora religiosa.

Em seu contrato de concessão, tem o endereço na Avenida Professor Manoel José Pedroso, próximo ao Banco do Brasil, mas, segundo apurou nossa reportagem, ninguém no prédio ouviu falar do funcionamento de uma TV por ali.

Ela pertence a Fundação Ernesto Benedito de Camargo, do empresário José Camargo, que também é dono, entre outros veículos, das rádios 89  FM, Alpha FM e Nativa FM (em sociedade com o grupo Bandeirantes).

Nesta semana foi publicada no Diário Oficial da União a mudança do canal 59 UHF para o sistema digital, passando o sinal para o 49.

No início dos anos 80, Cotia teve sua única rádio comercial da história, do mesmo grupo, a Nacional AM, que funcionava na Rua Primo Batistone, em frente onde hipermercado Extra. Depois de algum tempo, ela foi alugada para uma rede gospel.

A prática de registrar veículos de comunicação em uma cidade e operar em outra é comum. Há casos como da Energia 97, que tem seus estúdios na Avenida Paulista e sede em Santo André. A própria Rádio Bandeirantes, que tem estúdio no Morumbi, é registrada em Itanhaém.

Em Cotia há muitas companhias de cinema e produtoras de vídeo que tem domicílio por aqui, mas operam em outro município. Toda semana no Diário Oficial da União é publicada liberação de verbas da Ancine – Agência Nacional de Cinema e do Ministério da Cultura, para projetos culturais de empresas registradas em Cotia, como filmes, documentários, etc.

tv-cotia