Cristian Santos e o seguro de automóvel

Hoje abordarei o seguro de automóvel tão conhecido no mercado segurador na atualidade.

Atualmente, o seguro automotivo é indispensável para aqueles que buscam segurança para seu veículo. Mas, o contratante, muitas vezes, não contrata o seguro pensando que terá a necessidade de utilizar esse serviço e acaba não levando em consideração seus benefícios, mas sim, a segurança de ter um patrimônio protegido e o preço. O ideal é que o segurado não se fixe apenas no custo do produto ou nas coberturas para o seu veículo, mas também pense em outros pontos, tão importantes.

Para compreender melhor o que estou afirmando, listo abaixo algumas das coberturas mais contratadas no mercado. Inicio pela Cobertura para Terceiros, que pode ser utilizada por danos materiais ou por danos corporais.

A cobertura por danos materiais garante ao segurado, em caso de acidente contra a propriedade de alguém, o reembolso do valor gasto para a recuperação do bem atingido. Já a cobertura por danos corporais garante o reembolso dos valores reclamados por terceiros que tenham sofrido lesões físicas (morte e/ou invalidez) ou que tenham contraído despesas médicas e hospitalares em razão do acidente. Esta cobertura ampara a parte que sofre o dano gerado pelo segurado até o valor da cobertura contratada. Quem já se envolveu em algum acidente, sabe o quanto custa arcar com o prejuízo. Por essa razão, sugiro que ao contratar um seguro, você solicite ao seu corretor simulações para aumentar a cobertura. Garanto que um pequeno valor a mais pode ser, na verdade, um investimento, sem falar na tranquilidade.

A outra cobertura é o Acidente Pessoal por Passageiro (APP), que cobre os danos corporais causados aos passageiros do veículo em razão de acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado.

Há também a Cobertura de Vidros, que cobre danos aos vidros, às lanternas, aos faróis e aos retrovisores do veículo, que garante a troca ou reparo em caso de quebra ou trinca. São comuns para os seguintes vidros (para-brisa, laterais e traseiro), retrovisores externos (lente/espelho e carcaça), lanternas e faróis.

Todas as coberturas que apresentei acima são de fácil cálculo. Acredito que, quando o assunto é custo benefício, o investimento vale a pena para se conseguir o máximo de benefício com um investimento menor. Quando se trata de um seguro, faz-se necessário, mais uma vez, fazer contas para somar as vantagens.

Também chamo a atenção em relação aos serviços agregados ao seguro. São prestações de serviços que você realmente utilizará no seu dia a dia sem custo algum. O melhor é que você não precisará fazer uso das coberturas básicas do seguro.Normalmente, esses benefícios são imperceptíveis na contratação, mas quando colocados na ponta da caneta, você se dá conta da enorme vantagem na economia. Para entender melhor o que estou afirmando, apresento a seguir alguns desses serviços.

Serviços à Residência, como reparos em eletrodomésticos, em ar condicionado, em redes elétrica e hidráulica, desentupimento, limpeza de calhas, substituição de telhas e serviços de chaveiro, com atendimento 24horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, que dependendo da região que você estiver, a simples visita de um destes profissionais, poderá chegar aos R$ 200,00, além do valor do serviço.

Serviço ao Veículo, que podem ser desde a avaliação mecânica preventiva, guincho, análise de poluentes à regulagem de faróis – incluindo troca de lâmpada. São serviços que se você precisar de um profissional, você terá um custo considerável.

Além dos benefícios e serviços que apresentei até aqui em relação a um seguro que você contrata ou poderá contratar, existem, ainda, muitos outros. Porém, prefiro me ater aos exemplos apresentados. Com eles já é possível perceber que o ramo de seguro de automóvel está tão evoluído que vale a pena a reflexão para a contratação.

No Brasil, toda venda de seguros tem que ser intermediada por um corretor e isso também vale para quem faz seguro na agência do banco onde tem conta. Este profissional, além de indispensável, é o melhor conhecedor das diversas opções do mercado e é quem te ajudará a encontrar o produto mais adequado ao seu perfil de risco.

Para concluir, um seguro automotivo, quando avaliado criteriosamente, não é um simples gasto de algo que você talvez nunca use. Muito pelo contrário, você pode obter serviços agregados que trarão conforto e tranquilidade para o seu dia a dia. Para fazer a escolha certa do seu seguro uma dica importante é procurar sempre o seu corretor/consultor de seguros.

*Cristian Santos é securitário, atuando na Porto Seguro como gerente de sucursal, representando comercialmente todos os segmentos de seguros e produtos das empresas do grupo. É também  professor na instituição especializada em habilitação de corretores de seguros, Funenseg, ministrando as matérias de Saúde, Previdência Complementar, Ramos Elementares, Seguro de Pessoas (VIDA) e Riscos Diversos.  Possui Pós Graduação em Marketing pelo Mackenzie e Faculdades de Direito e Administração na Universidade bandeirantes e FMU, respectivamente.