Crianças de escola de Cotia estudam com goteiras e falta de estrutura

A leitora Camila Gomes Lopes entrou em contato com o Jornal Cotia Agora para reclamar do estado e falta de conservação da Escola Municipal João Jayme Juvenal Ricci Ayres, na Rua Comendador Viana, na Granja Viana.

Ela relata que desde 2015 a escola passa por problemas como goteiras em cima dos alunos nos dias de chuva. As fotos enviadas pela leitora estão em baixa resolução, por isso fica difícil de ver com mais clareza:

“Hoje pela manhã entrei em contato com a prefeitura e falei no SAC para fazer duas reclamações: a primeira é pela falta de atenção da Secretaria da Educação, que eu já liguei várias vezes para fazer uma reclamação, eles prometem em comparecer na escola mas nunca vão .
Ano passado eu fiz várias reclamações sobre a escola e o diretor pediu pelo amor de Deus para que eu não tomasse essa atitude, pois ele já tinha entrado em contato com a secretaria.

ATT00002 ATT00003 ATT00005 ATT00007

Passou dois dias, ele me ligou e falou que a sala já tinha sido arrumada, mas era mentira, só colocou outra porta, que por causa de tanta chuva, a porta cedeu e o forro também estava cedendo.

A escola está ficando pior, como os pais vão mandar uma filha para escola sabendo que está correndo vários riscos, com chuva….. as crianças não podem nem andar pela sala de aula porque tem mais de quatro baldes para conter as goteiras.

Sempre contribuímos com o dinheiro da APM, a escola nunca fez uma reunião com os pais para falar. Compraram uma persiana para por na secretaria da escola no valor de R$ 1.500,00 onde nem bate sol.

ATT00006Por quê não pega esse valor e coloca um filtro de água na escola, arruma o forro, telhado e põe cortina na sala das crianças???

Outros problemas:

1-Chove mais dentro do que fora da sala de aula, ao ponto de uma criança ter caído e quebrado o braço;

2-Funcionária da escola fuma dentro do ambiente com crianças perto;

3- Crianças não tem filtro de água, tem que tomar água da caixa d’água, que não é limpa;

4-Falta papel higiênico no banheiro e sempre está cheio de água dentro. As descargas estão quebradas;

5-Funcionárias demoram para lavar o banheiro e as crianças tem que segurar para fazer xixi;

6-Forro do corredor está caindo;

Hoje no período  da manhã  fui levar minha filha na escola, quando entrei não sabia se chovia  mais fora ou dentro da sala de aula. Então eu e outros pais resolvemos tirar foto. As imagens mostram as goteiras nas salas de aula, os baldes servem como reservatório para diminuir os estragos provocados pelas goteiras que atingem vários lugares do teto na sala de aula. O forro está caindo e até a porta já apodreceu da água da chuva.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria da Educação, que enviou a seguinte nota:

A Secretaria da Educação solicitou ao Departamento de Manutenção que vistoriasse as dependências da escola.  O mesmo compareceu a Unidade Escolar e constatou um problema com as calhas, o que vem ocasionando os vazamentos no forro. Diante do exposto foi solicitado à Secretaria de Obras providências para solucionar o problema.
Em relação aos outros fatos elencados, a Secretária determinou ao Departamento de Supervisão apuração dos fatos.