Cotia tira nota “B” em índice de efetividade do Tribunal de Contas do Estado

O TCE – Tribunal de Contas do Estado divulgou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que é um indicador concebido que busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas.

As notas são de A a C e Cotia obteve um B no geral, ficando atrás de outros municípios da região.

O índice apura dados relacionados a sete áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação. São cinco faixas de resultados: altamente efetiva (nota “A”), muito efetiva (“B+”), efetiva (“B”), em fase de adequação (“C+”) e baixo nível de adequação (“C”).

Osasco e Barueri tiraram nota “A” em Educação e “B+” em Saúde.

Barueri obteve as melhores notas entre os municípios da região e ficou com “B+” de nota geral. Ficaram com “B” Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra. Itapevi e Embu das Artes obtiveram “C+”. Jandira, Carapicuíba e Pirapora tiraram “C” no índice.

Três cidades da região entre as 10 com as piores notas

Nenhum dos 644 municípios paulistas obteve nota geral “A” no IEGM. Ficaram com “B+” 198 cidades, segundo o TCE. 406 municípios obtiveram nota “B”, 30 tiraram “C+” e 10 ficaram com “C”, três delas da região: Carapicuíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

Notas das cidades da região no IEGM*

“B+” – Barueri
“B” – Osasco, Cotia, S. de Parnaíba, Taboão da Serra
“C+” – Itapevi, Embu das Artes
“C” – Carapicuíba, Jandira, Pirapora do Bom Jesus

Do Visão Oeste