Cotia terá caminhada no Dia da Luta Antimanicomial

Dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. Nessa data se comemora a tomada de consciência e de providências para pôr fim aos maus tratos que eram impostos às pessoas internadas em manicômios: choques elétricos, camisas-de-força, aplicação abusiva de remédios, entre outros.

Nesse 18 de maio acontecerá uma caminhada, organizada pelos CAPS, com o objetivo de alertar a população e as autoridades quanto à importância de continuarmos cultivando os direitos das pessoas com transtornos mentais. Especialistas e estudiosos dessa área constataram a grande importância de essas pessoas serem amplamente aceitas pela sociedade. Só assim serão combatidos preconceitos ainda tão comuns.

Os tempos de maus tratos, felizmente, chegaram ao fim, a partir da criação da Lei Federal 10.216/01, que determinou o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a implantação de serviços substitutivos. Passaram então a ser instituídos os CAPS – Centros de Atendimento Psicossocial, as Residências Terapêuticas, programas de redução de danos e outras, que melhoram o atendimento a pacientes com sofrimento mental. Desde então, esses pacientes voltaram a ter direito a estar em seus lares, na liberdade das ruas e vivenciando seu direito de viver em sociedade, recebendo cuidados e tratamento dignos. Com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de atividades terapêuticas, cujo resultado, a julgar pelos depoimentos dos próprios pacientes, é muito bom.

A caminhada pela Luta Antimanicomial terá início às 10 horas do dia 18, saindo do CAPS AD (Álcool e Drogas). Passará pelos CAPS Adulto e Infantil, e em seguida irá até a Prefeitura, com cartazes, e cantando canções com letras alusivas à causa Antimanicomial. Duas dessas canções foram compostas pelo professor de música Wilson Rocha. O evento contará com a presença de profissionais e pacientes dos CAPS, e com a participação da Banda do CAPS Adulto e do Batucaps, grupo de terapia por meio da música, cujos encontros acontecem todas as terças feiras, a partir das nove da manhã no CAPS AD.

A Luta Antimanicomial e pelos direitos das pessoas com transtornos mentais só terá sucesso a partir da união entre os pacientes e seus familiares, profissionais de saúde e de toda a sociedade.

Obs.: no dia 16 de maio às 13h na Câmara de Cotia será apresentado o Filme Nise – O Coração da Loucura.