Cotia tem em 2016, 237 casos de dengue e 2 de chikungunya confirmados

Nesta terça-feira (06), a Vigilância Epidemiológica divulgou o balanço de monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika em Cotia.

O levantamento do Jornal Cotia Agora mostra que os dados da dengue, entre janeiro e outubro, apresentam 669 casos notificados, sendo 237 confirmados,  com 234 autóctones (contraídos dentro do município) e 3 importados.

Mas, este número pode aumentar na próxima divulgação, já que a chuva tem caído constantemente na cidade e os focos onde prolifera o mosquito aedes aegypti aumentam.

Em relação ao número da chikungunya, nos 10 meses do ano, ocorreram 35 notificações e apenas duas confirmadas, sendo autóctones.

Também ocorreram 14 notificações e suspeitas da febre causada pelo Zika Vírus, mas nenhuma foi confirmada.

Dicas

Manter a vigilância semanal das ações de prevenção é fundamental para impedir que o mosquito se prolifere e cause vítimas. Elimine água parada, retire os potinhos do vaso de plantas ou coloque areia, mantenha a caixa d’água sempre fechada, remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, não deixe água acumulada sobre a laje, entre outros.