“Cotia Retrô”: Imprensa já batia nos políticos da cidade em 1953

Por Beto Kodiak

Há quase três anos que não faço o Cotia Retrô, mostrando fotos e histórias de nossa cidade. Dei um tempo. Desanimei diante de fotos de meu arquivo usada por terceiros, pessoas que de repente viraram historiadores de Cotia, postando fotos no Facebook, mas sem saber quase nada da história. Nos últimos tempos foquei no “Contos & Causos de Cotia”, com estórias e histórias do passado.

Mas, recentemente o amigo César Tibúrcio (esse sim entende de história da cidade) me doou parte de seu acervo e estarei aos poucos mostrando aos leitores do Jornal Cotia Agora. Aliás, vou intercalar o Cotia Retrô e o Contos & Causos aos finais de semana.

Nesta semana, me chamou a atenção um jornal de 1953, que já batia nos políticos de Cotia.

O jornal Última Hora era da capital, mas rodava por cidades da Grande SP com sua “tendinha”, onde ficava por um dia no município, entrevistando e conversando com as pessoas.

Na edição do dia 28 de abril de 1953, deu destaque para Cotia, conversando com o prefeito da época, Dr. Waldemar Albano e destacando o centenário que estava por vir. Também abordou o Carmelo, um guarda que havia prendido um cidadão e fez críticas à Prefeitura, Câmara, comerciantes cerealistas que abusavam dos preços altos e até o comissário de menores, que, segundo a publicação, estava cometendo ‘arbitrariedades’.

As fotos estão abaixo e prometo em breve dar mais detalhes e destaques da imprensa de Cotia no passado, além de voltar com mais fotos e histórias de nossa cidade.

*Proibida a reprodução das imagens

Quer ver as edições passadas do Cotia Retrô? Clique AQUI

As “cutucadas” do Última Hora
Dr. Waldemar Albano (à esquerda), prefeito na época
Guarda levando cidadão preso
Itapevi ainda pertencia a Cotia e a emancipação dividia opiniões
Corrida de aniversário da cidade no ponto de partida na Matriz.