Cotia registrou mais sete casos confirmados de dengue chegando a 28 no ano

Finalmente a Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou os dados sobre a dengue em São Paulo, com sete dias de atraso, referente ao mês de maio.

Segundo apurado pelo Jornal Cotia Agora, sete novos casos foram registrados no mês passado na cidade. No acumulado dos cinco primeiros meses, são 87 notificações, sendo 28 confirmadas (23 autóctones e 5 importados)

No mês de janeiro teve três notificações e nenhum caso confirmado. Já em fevereiro, oito notificações e quatro casos (2 autóctones, ou seja, contraído na cidade e 2 importados) e em março, 12 notificações e três casos, ambos autóctones. Abril teve 31 notificações com 14 casos confirmados (12 autóctones e 2 importados).

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.

Em 2021 não foram confirmados casos de chikungunya e zika vírus em Cotia.