Cotia registrou 57 casos de dengue neste ano

As cidades da região Oeste fecharam o primeiro semestre de 2019 com 1494 casos confirmados de dengue. Esse número é 6400% maior que o contabilizado em igual período do ano passado.

Em 2019, de janeiro a junho, foram apenas 23 registros da doença nas 8 cidades dessa área. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde. Ainda segundo o levantamento, Carapicuíba é a cidade com maior incidência da doença no período. São 825 casos desde janeiro, mais da metade do total da região. Dentre eles, 773 são autóctones, ou seja, quando o paciente contrai a dengue na própria cidade onde mora.

No 1º semestre do ano passado, a cidade havia contabilizado 4 casos da doença. O município com segundo maior número de casos de dengue é Osasco. São 372 entre janeiro e junho. Em termos de comparação, em igual período do ano passado a cidade havia somado 6 casos da doença e, junto com Barueri, liderou o ranking regional. Já Barueri está agora em terceiro lugar, com 92 registros. Ainda nesse primeiro semestre, foram registrados 72 casos da doença em Santana de Parnaíba; 57 em Cotia; 39 em Jandira; 24 em Itapevi. A boa notícia é que a incidência caiu bastante em junho, devido à falta de chuvas. dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que usa a água parada para se reproduzir.

Como os meses de inverno são mais secos, em junho foram contabilizados 37 casos em Osasco, 22 em Carapicuíba, 7 em Santana de Parnaíba, 6 em Cotia, 4 em Itapevi, 2 em Pirapora do Bom Jesus e 1 em Cotia. Já o mês com maior número de registros foi abril, com 410 em Carapicuíba, 112 em Osasco, 72 em Barueri, 18 em Parnaíba, 16 em Cotia, 12 em Itapevi, 9 em Jandira.

Por Erica Celestini – Webdiario