Cotia receberá dois profissionais do Programa Mais Médicos

No total, 12.791 médicos brasileiros disputaram as 1.173 vagas em 649 municípios do país.

Profissionais brasileiros ocuparam todas as vagas oferecidas pelo Programa Mais Médicos em sua mais recente etapa.

Na primeira chamada do atual edital, os médicos com CRM Brasil preencheram 100% dos postos ofertados pelos municípios. No total, 12.791 médicos disputaram as 1.173 vagas em 649 municípios. O próximo passo para o profissional é confirmar o interesse na vaga apresentando-se à prefeitura entre os dias 11 e 16 de fevereiro.

O gestor deverá, então, incluir o profissional no sistema. Nessa nova etapa, três cidades da região solicitaram o envio de profissionais. Barueri e Pirapora vão receber um médico cada. Já Cotia ficará com dois.

De acordo com o Ministério da Saúde, para concorrer às vagas, cada profissional com inscrição deferida teve que selecionar quatro cidades, em ordem de preferência. Os médicos disputaram somente com aqueles que optaram pelas mesmas cidades.

Além da seleção de médicos para ocupar 1.173 vagas ociosas, houve também neste edital a manifestação de interesse em permanecer no programa por parte de médicos que encerram, este mês, o período de atuação que dá direito à bonificação nas provas de residência médica.

Dos 2.246 profissionais aptos a utilizar o bônus, 1.266 (56%) optaram por permanecer na mesma vaga por até mais três anos. O Ministério da Saúde garante a reposição constante de todas as desistências, por meio de editais trimestrais para preenchimento dessas vagas. No primeiro edital de reposição, lançado em julho de 2015, foram ofertadas 276 vagas, e no segundo, em outubro, 326. Todas as vagas foram ocupadas por médicos com CRM Brasil.

Do Webdiario