Cotia recebe projeto cultural gratuito “Vivências Fotográficas” na próxima semana

Projeto cultural chega à cidade no dia 23 aliando dinâmicas corporais aos conceitos básicos de fotografia

Capaz de imortalizar um momento, a fotografia representa parte de uma história e, através de uma única imagem, pode-se revelar sentimentos, estejam eles expostos ou não. Composta pela subjetividade de quem a registra, a fotografia torna-se não só um retrato visual, mas também de autoconhecimento. Sendo assim, mais do que buscar o equilíbrio entre ângulos, cores, luz e foco, o projeto cultural Vivências Fotográficas propõe uma experiência de conexão entre corpo, mente e câmera para que a imagem se revele, narrando-se por si só.

“A proposta do projeto é estimular a percepção artística de cada aluno para que a foto seja construída a partir dos aspectos que a cercam: ambiente, câmera e personagens. Para isso, utilizamos dinâmicas corporais, que têm o objetivo de aflorar a sensibilidade, associadas às técnicas básicas da fotografia”, explica a fotógrafa Camilla Loreta, responsável por ministrar as aulas com sua assistente, Izabel Martinelli.

Embora estejam alicerçadas em um conteúdo programático pré estabelecido, as oficinas são construídas em conjunto ao longo dos encontros, com base na vivência de cada participante. O intuito é ativar o contato de cada ser com a linguagem fotográfica de maneira íntima, para que, ao final das atividades, os objetivos de promover a transformação artística e do modo de observar o mundo, além do fortalecimento pessoal frente à fotografia, sejam alcançados.

“É uma oportunidade de deixar um pouco de lado essa coisa mecânica de apertar um botão, apenas. Até de forma inconsciente, a intenção, quando se faz uma foto, é sempre provocar algo em alguém, então tem que ser mais do que isso. Podemos dizer que o curso abre uma nova janela para enxergarmos a fotografia”, conclui Loreta.

Depois de passar pela cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, agora é a vez de Cotia receber o projeto, a partir do dia 23. Serão oferecidas 21 horas de oficinas gratuitas, distribuídas em seis encontros para jovens da cidade (com idades entre 12 e 16 anos), no Lar Escola Agrícola A Semente; os encontros seguem até 28 de julho, das 08h30 às 12h. O material didático, que também é gratuito, será entregue ao longo das aulas.

Idealizado pela Numen Produtora com incentivo do ProacSP, “Vivências Fotográficas” é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e, em Cotia, conta com patrocínio da MC-Bauchemie – grupo multinacional alemão privado com mais de 50 anos de atuação e uma das maiores e mais conceituadas empresas de químicos para construção.

SERVIÇO
“Vivências Fotográficas” em Cotia
Quando: de 23 a 28 de julho, das 8h30 às 12h
Onde: Lar Escola Agrícola A Semente – Estrada do Úna, 164, Aguassaí – Cotia
Oficinas gratuitas