Cotia recebe nova Residência Inclusiva para mulheres deficientes e em vulnerabilidade social

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, acompanhada da secretária da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, inauguraram na manhã desta quinta-feira (10), a 2ª Residência Inclusiva, em Cotia. O novo espaço é destinado ao acolhimento de mulheres jovens e adultas, com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

O Governo investirá, anualmente, mais de R$ 540.000,00 na nova unidade, recurso destinado ao pagamento dos profissionais, despesas e manutenção do espaço. Com área de cerca de 120m² e ambientes acessíveis, a unidade com capacidade para 10 residentes contará com uma equipe de profissionais altamente qualificados para assistência social, acompanhamento psicólogo e cuidados diários.

“As pessoas com deficiência, neste caso específico, mulheres jovens e adultas, terão mais uma vez o acolhimento, garantindo saúde, alimentação, bons cuidados e um ótimo relacionamento nesta nova Residência Inclusiva”, completou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Sobre as Residências Inclusivas Estadualizadas

Criado em 2009, o programa Residência Inclusiva é um serviço de proteção social especial de alta complexidade voltado para o público jovem e adultos, acima de 18 anos, com deficiências leves ou moderadas, como síndrome de down e deficiência cognitiva, e que se encontram com o vínculo familiar fragilizado ou totalmente rompido.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 85 Residências Inclusivas municipais e intermunicipais, distribuídas em 22 regiões.