Cotia realiza programação especial sobre câncer de mama

Durante o mês de outubro a prevenção e o combate ao câncer de mama ganham projeção com o movimento internacional Outubro Rosa. Na carona desta onda rosa, a Prefeitura de Cotia realizará algumas atividades voltadas à promoção da saúde da mulher, que são as maiores vítimas deste tipo de câncer.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo – depois do de pele não melanoma – e responde por cerca de 28% dos novos casos registrados anualmente. As informações são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mostram que, no Brasil, 14.388 pessoas morreram por conta da doença, em 2013, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

A Secretaria de Saúde realizará uma palestra com a médica mastologista da Clínica da Mulher, Adriana Falcão, na quinta-feira (5), às 9h. A palestra é aberta ao público e uma oportunidade para mulheres de todas as idades tirarem suas dúvidas sobre a doença com uma especialista. A Clínica da Mulher fica na Rua Topázio, 96. Durante o mês de outubro, tanto a Clínica da Mulher como a Policlínica do Portão permanecerão iluminadas com a cor rosa, durante a noite.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a prefeitura abordará a prevenção e o combate ao câncer de mama nas reuniões socioeducativas, nos Cras – Centros de Referência da Assistência Social, sempre a partir das 9h. No dia 9, a palestra será no Cras Monte Serrat, na Rua da Prata, 224; no dia 10, no Movimenta Cotia, na Rua Senador Feijó, 110; no Dia 19, a palestra será no Cras Recanto Suave, na Rua Francisco Pereira de Assis Filho, 1511 e, no Cras Caputera, Estrada do Caputera, 4500; no dia 25, no Salão dos Idosos, na Rua Benedito Ferreira das Dores, 289, Vila Santa Catarina, em Caucaia, e, no Cras Jardim Japão, na Rua Teófilo Otoni, 550. Já no dia 26, a palestra será no Cras Jardim Sandra, na Estrada dos Fischers, 1671.

Caminhada Outubro Rosa
Encabeçada pela Secretaria de Saúde, duas caminhadas também estão previstas ao longo de outubro: a Caminhada Outubro Rosa Cotia e Caminhada Outubro Rosa Caucaia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da prefeitura (http://www.cotia.sp.gov.br/chamada-caminhada-outubro-rosa/).

A caminhada em Cotia será no dia 28, às 8h e, em Caucaia do Alto, no dia 29, às 8h. No dia da caminhada será entregue uma camisa do evento para quem doar um quilo de alimento não perecível. Todo alimento arrecadado será repassado ao Fundo Social de Solidariedade que fará a doação a famílias carentes do município.