Cotia realiza 1947 testes gratuitos de HIV e sífilis em campanha

A Secretaria da Saúde divulgou o resultado da campanha Fique Sabendo, promovida em 11 unidades de saúde, Serviço de Atendimento de Especializado (SAE) e PA Parque São George, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce de HIV e Sífilis por meio de testes rápidos e gratuitos.

No período de 25 de novembro a 1 de dezembro, foram coletados 983 testes de HIV e 964 de Sífilis. Em 2014, foram 566 testes de HIV e 552 de Sífilis.

“No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a mobilização com testagem rápida possibilitou a muitos moradores tirarem o peso da dúvida e, diante do resultado positivo, ter acesso imediato ao tratamento”, esclareceu a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Juliana Canassa.

Do total de participantes, 286 eram do sexo masculino e, destes, 171 realizaram o teste pela primeira vez. Entre as mulheres, a campanha atraiu 697 pessoas, sendo que 361 participaram pela 1ª vez.

A amostragem apresentou sete resultados positivos de HIV, sendo, quatro na faixa etária de 20 a 24 anos, um de 25 a 29 anos e dois de 40 a 49 anos.

No teste rápido de Sífilis, foram detectados 16 casos positivos. Neste caso, foram solicitados exames laboratoriais para certificação do resultado.

Entenda como funciona o Atendimento Especializado

Quando o paciente é informado sobre o resultado positivo de HIV e ou Sífilis em qualquer unidade da rede – UBS (Unidade Básica de Saúde) ou PA (Pronto Atendimento) – ele recebe a orientação necessária e já sai com uma consulta agendada para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Após a coleta de exames é agendada uma consulta com o infectologista, onde o paciente terá acesso ao tratamento e orientação adequada.

SAE – Serviço de Atendimento Especializado: funciona como serviço especializado de acompanhamento a portadores de  DSTs, Hepatites, HIV, Aids e Hanseníase.

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento: aberto à população para orientação e realização de teste rápido (quarta, quinta e sexta).