Cotia promoverá mutirão de exames de mamografia e papanicolau

Durante o mês de outubro, quando acontece a Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Cotia realizará uma programação especial com ações educativas, distribuição de material informativo, coleta de papanicolau e realização de mamografia sem a necessidade de agendamento.

A ação tem como objetivo detectar precocemente o câncer de mama e colo do útero. A campanha tem como público alvo, principalmente, mulheres com idade entre 25 e 69 anos. Nas Unidades Básicas de Saúde haverá ações educativas, material informativo e orientação.

Mamografia sem agendamento

Mulheres de 40 a 69 anos de idade poderão realizar o exame de mamografia sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, durante todo o mês de outubro, no Setor de Diagnóstico por Imagem, na UBS Atalaia. O atendimento será limitado a 20 exames por dia e as mulheres serão atendidas por ordem de chegada.

Coleta de Papanicolau

Mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade poderão comparecer à UBS mais próxima e realizar a coleta sem agendamento. Para atender as mulheres que não podem ir à UBS durante a semana, haverá coleta nos dias 16 e 23 (sábado) com agendamento pelo aplicativo Saúde Cotia. Nos dois sábados também terá testes rápidos de HIV e Sífilis.

Documentos obrigatórios para os exames: RG, CPF, Comprovante de Endereço de Cotia e Cartão SUS. Mais detalhes no site da prefeitura.