Cotia promoverá etapa do Campeonato Paulista de Churrasco, em abril

Fazer churrasco agora virou esporte, com equipes, torcida e até campeonato.

churrasPelo menos no Brasil, já que no exterior os torneios dessa modalidade existem há pelo menos 20 anos. Tanto que há até uma organização internacional que congrega as associações nacionais que promovem a arte culinária do churrasco. A representante nacional foi criada neste ano e tem sede na cidade de São Paulo. É a Associação dos Churrasqueiros do Brasil, representante oficial da WBQA-World BarbecueAssociation, que tem com sede na Irlanda.

A AChB/WBQA Brasil como é conhecida, está organizando o Campeonato Paulista, que terá 6 etapas em 2016. E a primeira delas acontece em Carapicuíba. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de janeiro no estacionamento da Avenida Comendador Eduardo Cunha de Lima, 273, mesmo local em que acontece anualmente a Festa Nordestina e endereço dos grandes circos que passam pela cidade.

Com o apoio da Prefeitura de Carapicuíba, a primeira etapa vai reunir 20 comitivas. Em disputa estão 18 troféus e medalhas, além do título de Mestre Campeões dos Churrasqueiros. Os competidores vão preparar assados em cinco categorias: com carne suína; com carne de frango; com carne bovina; com costelinha de porco e churrasco para vegetarianos.
O evento será aberto ao público a partir do meio dia de sábado. E o melhor: a plateia poderá degustar as carnes que concorrem aos 18 troféus e medalhas no campeonato. Mas a disputa oficial mesmo acontece no domingo. Além de gastronomia, a programação inclui atrações musicais.

Com regras semelhantes às de competição do gênero realizadas em todo o mundo, AChB/WBQA Brasil tem com objetivo, ao promover o Campeonato Paulista, despertar o gosto pela competição das comitivas inscritas. Além disso, ao final das etapas, a meta é classificar pelo menos duas equipes brasileiras para participar do World BarbecueChampionship – O Campeonato Mundial de Churrasco, que acontece em 2017, na Alemanha.

Além de Carapicuíba, outras cidades da região vão sediar etapas do Paulista. Elas estão programadas para Cotia, em abril; São Roque, em maio; Barueri, em junho; Embu das Artes; em agosto; e São Paulo em novembro.

Os interessados em participar da competição podem ser inscrever até 11 de janeiro. A participação é aberta a equipes de assadores com no máximo cinco pessoas. O cadastro pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 9-9162 2130, das 8 às 20 horas.

Segundo o presidente da entidade, José Roneto, os interessados precisam cumprir três requisitos: ter paixão por churrasco, tornarem-se sócios e a terceira é uma boa churrasqueira. Mais informações podem ser obtidas no site http://abchurrasco.com.br.