Cotia oferece vacina contra meningite a adolescentes de 11 e 12 anos

Desde 2020 o Ministério da Saúde incluiu no calendário de vacinação do SUS a vacina meningocócica ACWY que protege contra quatro subtipos da doença (A, C, W e Y). A vacina é administrada em jovens com idade de 11 e 12 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina meningocócica C (conjugada) na infância. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia e para ser vacinado, basta o responsável comparecer com o adolescente à unidade levando documento e a caderneta de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Cotia recebeu novo lote de doses da meningo ACWY para atender os adolescentes desta faixa etária. Além disso, pacientes com HPN – Hemoglobinúria Paroxística Noturna em uso de Eculizumabe, a partir de 14 anos de idade (considerando as recomendações da Portaria nº 60, de 18 de novembro de 2019, que torna pública a incorporação da referida vacina para essa população, no Sistema Único de Saúde) também devem ser vacinados com a meningo ACWY.

A meningite frequentemente deixa sequelas ou leva à morte. Por ser uma doença grave, de evolução rápida e com potencial de causar epidemias, é fundamental que os adolescentes entre 11 e 12 anos recebam a vacina, uma vez que eles frequentemente são afetados.