Cotia não registrou nenhum caso de dengue nos últimos dois meses

Nos meses de outubro e novembro, Cotia não registrou nenhum caso confirmado de dengue, depois de ter 8 em setembro.

O balanço de 2020 até novembro mostra que a cidade teve 145 notificações, com 48 casos confirmados, sendo 45 autóctones (contraídos no município) e 3 importados de outras cidades. Na vizinha Vargem Grande Paulista, não houve casos em 2020.

Os dados foram atualizados nesta terça-feira (15) pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Porém, sempre é bom ficar atento ao acumulo de água parada em recipientes e é preciso redobrar os cuidados para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

Em 2020 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência

Por Bruna Santana – Repórter