Cotia não cumpre metas e despenca em ranking ambiental estadual

Por Jornal Cotia Agora

Mais um ano Cotia fica de fora da certificação de município que cuida de seu meio ambiente e, o que é pior, despencou no ranking e não cumpriu as metas estabelecidas pelo Governo do Estado.

O Programa Município VerdeAzul estimula as prefeituras do Estado em elaborar projetos sustentáveis em dez diretrizes, para que cada uma cuide e dê soluções aos problemas relacionados ao meio ambiente.

Cotia amargou um humilhante 262º lugar no ciclo de 2015, com 48,08 pontos, em ranking divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A queda foi de 57 posições, já que em 2014 ficou em 205º lugar e havia melhorado sua participação em relação a 2013, quando esteve na 272ª posição.

Este ano foram certificadas as 111 primeiras cidades do ranking estadual, com pontuação acima de 80, e cada uma delas receberá recursos vindos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

Cotia enviou seus projetos de meio ambiente e sustentabilidade em meados do ano passado, após várias reuniões entre secretários das pastas envolvidas. As diretivas relacionadas ao que exige o Programa são Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

As 10 melhores

Lidera o ranking do Programa, a cidade de Novo Horizonte, que atingiu 97,13 pontos, seguida por Botucatu com 96,13 e Sertãozinho com 96,68.

Ainda estão entre as 10 melhores: Itapira, Catanduva, Bragança Paulista, Cerquilho, Ibirarema, Sorocaba e Mocóca.

Região e cidades vizinhas

As cidades vizinhas de Cotia também não conseguiram a certificação e ocupam posição distante dos primeiros colocados no ranking. Apenas quatro cidades tiveram colocação melhor que Cotia: Barueri (119º), Taboão da Serra (215º), São Paulo (221º) e Santana de Parnaíba (229º).

As outras:
287º – Itapevi
318º – Osasco
328º – Carapicuíba
334º – Embu das Artes
364º – Itapecerica da Serra
402º – Juquitiba
536º – São Lourenço da Serra
546º – Jandira
570º – Ibiúna
604º – São Roque
606º – Vargem Grande Paulista

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

Clique AQUI e veja a relação completa.