Cotia: Membro de Direitos Humanos é condenado a 16 anos de prisão

O ex-vice-presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa), Luís Carlos dos Santos, foi condenado na terça-feira (27) pela Justiça de São Paulo a 16 anos de prisão por ligação ao crime organizado.

Ele é acusado de receber propina do PCC, cerca de R$ 5 mil mensais, para tentar influenciar autoridades, como juízes e desembargadores em questões envolvendo chefes da facção criminosa.

Também tinha a missão, segundo ele mesmo confessou à polícia, de participar de ações que pudessem prejudicar a imagem dos sistema prisional paulista perante a organismos internacionais, como criticar a qualidade da comida servida nos presídios.

Além dele, mais quatro advogados foram condenados em penas entre 8 e 15 anos. Luís Carlos foi preso em novembro de 2016 em Cotia (LEIA ABAIXO). Ele já foi presidente do CODH – Conselho dos Direitos Humanos de Cotia.

Luís e os outros condenados não poderão recorrer da decisão em liberdade, pois, segundo a Justiça, por se tratar de integrantes de quadrilha que há anos causa pânico no País.

A reportagem da Folha de S. Paulo não conseguiu contato com a defesa do acusado.

LEIA MAIS SOBRE O CASO:

Justiça decreta prisão de 54 suspeitos de envolvimento com o PCC

Suposta ligação com PCC leva membro dos Direitos Humanos de Cotia à prisão em operação policial