Cotia inicia segunda (15) campanha contra hepatite

Por meio da Campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o país, a Secretaria de Saúde de Cotia busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce das hepatites virais. Durante o período de 15 a 31 de julho, algumas Unidades Básicas de Saúde e o SAE/CTA [veja abaixo] vão intensificar as ações de orientação e vão disponibilizar testagem rápida para hepatite C, ou seja, as pessoas farão o teste e terão o resultado em poucos minutos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer. “É importante que as pessoas tomem cuidados e se protejam durante a relação sexual, não compartilhem seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados e, havendo exposição, faça o teste”, alertou.

Durante o ‘Julho Amarelo’, a pessoa que tiver resultado positivo será encaminhada para o Sae – Serviço de Atendimento Especializado, para exames complementares e início de tratamento.

Contra a hepatite C ainda não tem vacina disponível, no entanto, é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificarem a necessidade de recebimento da vacina contra a hepatite B.