Cotia inicia a “Operação Verão 2017” para combater efeitos da chuva e Caucaia do Alto já fica alagada

Nesta quarta-feira (28) passou a vigorar a Operação Verão 2017, ação que visa combater os efeitos das chuvas, bem na época que a cidade mais sofre com alagamentos e situações de risco.

Coincidentemente, a chuva que caiu no final da tarde de quarta alagou o centro de Caucaia do Alto, mostra de que alguma coisa está errada no plano de prevenção da Prefeitura de Cotia.

Algumas ruas de Caucaia ficaram alagadas e a água chegou a entrar em pontos comerciais. Na Estrada da Água Espraiada árvores caíram sobre a via. (Fotos abaixo)

Nos últimos anos, vários pontos de Cotia sofreram com a ação da chuva, principalmente com alagamentos. A prefeitura alega que faz serviços de limpeza de bueiros, desassoreamento de rios e córregos, mas, a população também não contribui, jogando lixo e entulho em áreas de preservação.

Operação 2017

Entrou em vigor nesta semana a Operação Verão 2017, que na teoria, visa combater as enchentes e deslizamentos, mobilizando vários departamentos da administração pública, como a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Habitação e Assistência Social.

Ao Jornal Cotia Agora, a Prefeitura de Cotia informou que ações preventivas serão feitas nos bairros considerados áreas de riscos, com informativos e palestras de conscientização de moradores e comerciantes, além da notificação de ocupantes de áreas de alto risco para desocupação imediata no sinal de tempestades.

Nudec’s

Serão constituídos, de maneira urgente, os Núcleos de Defesa Civil – NUDEC´s, que contarão com representantes de todos os bairros de Cotia e que terão acesso direto aos órgãos públicos municipais, em especial à Defesa Civil e à Secretaria de Obras.

O monitoramento da área territorial do Município será feita diuturnamente pela Secretaria  de Obras, que manterá contato com a Defesa Civil do Estado, repassando, mediante boletins diários, os dados aos NUDEC´s, bem como aos demais órgãos competentes.

cauca2 cauca3