Cotia fará Dia D contra a Gripe em apenas seis postos

A Prefeitura de Cotia teve que reorganizar a campanha de vacinação do Dia D contra a Gripe, devido à falha do fornecimento do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde havia programado realizar a campanha em 28 postos, imunizando aproximadamente 13.000 pessoas, no entanto, o Ministério da Saúde liberou apenas 2.400 vacinas, inviabilizando a campanha em todas as unidades.

Apesar do problema no fornecimento, a Vigilância Epidemiológica decidiu manter a campanha.

“Diante da quantidade inferior ao que seria ideal, vamos concentrar os atendimentos em seis Unidades Básicas de Saúde: UBS Portão, UBS Atalaia, UBS Arco Íris, UBS Caucaia, UBS Rio Cotia e UBS Assa”, explicou a coordenadora Juliana Canassa.  “Estamos realizando o levantamento dos estoques das unidades para alcançar o maior número de pessoas possível neste sábado”.

Em Cotia, a campanha contra a Influenza/H1N1 começou no dia 4 de abril para os profissionais de saúde e no dia 11 para as pessoas que compõem o grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a prévia da campanha de vacinação divulgada no último dia 20 de abril, a Secretaria da Saúde imunizou até o momento 36.887 pessoas.

Dia D contra a Gripe H1N1

A participação de Cotia na mobilização nacional acontecerá neste sábado, 30/4, das 8h às 16h nos seguintes postos: UBS Portão, UBS Atalaia, UBS Arco Iris, UBS Caucaia, UBS Rio Cotia e UBS Assa.

A vacinação contra o vírus Influenza é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.