Cotia está entre as 10 cidades da Grande SP com mais casos de dengue em 2020

Em um momento que a população está preocupada e se prevenindo e a mídia mostrando os tantos casos de coronavírus no estado de São Paulo, ainda há uma doença que exige cuidados e prevenção, e que já registrou mais de 130 mil casos só em 2020, a dengue.

O Jornal Cotia Agora fez levantamento junto à Secretaria Estadual da Saúde e a assessoria de imprensa nos enviou os números atualizados até este início de maio.

Cotia já teve 25 casos na última atualização, bem diferente do mesmo período de 2019, quando havia 18. Na Grande São Paulo, a cidade está entre as 10 com mais casos (Veja abaixo). Até o momento, foram confirmados 131.686 casos e 74 mortes no Estado.

Em 2020 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências.

As cidades que tiveram o menor número de casos confirmados até o momento são: Biritiba Mirim (1), Embu (1), Embu-Guaçu (1), Caieiras (2), Mairiporã (2), Rio Grande da Serra (2), Itapecerica da Serra (3), Santa Isabel (3), São Caetano do Sul (4) e Taboão da Serra (4).

Já os municípios com o maior número de casos de dengue são: São Paulo (1.504), Guarulhos (230), Osasco (200), Guararema (70), São Bernardo do Campo (57), Francisco Morato (38), Mauá (34), Santo André (28), Barueri (25) e Cotia (25).